TODO MUNDO QUER VIVER NA ILUSÃO DE QUE NÃO VAI MORRER
Morrer não é sinônimo de sofrer, porque ninguém tem consciência da própria morte, ninguém sabe que morreu ou deixou de viver. No entanto, nós não aceitamos a morte. Preferimos a velhice extrema, que é quase sempre sinônimo de sofrimento.
Na sua última entrevista, Freud, que viveu muitos anos com um câncer e padeceu horrivelmente, disse que o sujeito só morre quando deseja morrer. Seja como for, o apego à vida, quando não há mais qualidade de vida, mostra o quão paradoxais nós somos, o quão masoquistas.
nadinha
Um dos quadros de Georges Rouault, datado de 1906, A menina e o espelho, pode ser considerado uma metáfora da arte, que mostra a ambivalência da condição humana. No quadro, o pintor retrata uma das muitas prostitutas que iam ao seu estúdio e posavam como modelo em troca de algumas horas num ambiente aquecido. Pelo gesto, a mulher é vitoriosa. Pela imagem no espelho, ela é uma derrotada, uma infeliz.
Os comentários estão fechados.
Não pensei que ia ler tais citações! É assim que vejo tudo. Me analiso e me sinto desta forma.
Ultrapassar a linha dos 80 anos e olhar pra traz valorando cada passo, os acertados e os equivocados,e dizer: valeu, vida! Tá valendo! Colocar ponto de exclamação em tudo porque tudo conta! Como é salutar pra mim, sentir e afirmar desta forma!