SEM A DANÇA, O BRASIL NÃO SE CONCEBE
Os tupi-guarani acreditavam que o canto e a dança eram imprescindíveis para a vida deles neste mundo. Assim como os Deuses tocavam para fazer a Terra existir, os índios deviam tocar seus instrumentos, cantar e dançar.
Daí, talvez, a importância da dança no Brasil, onde quem não samba “ou é ruim da cabeça ou doente do pé”, conforme a letra da música de Dorival Caymmi. Jorge Amado, que era particularmente crítico em relação às nossas elites, dizia que, enquanto estas requentavam a cultura europeia, o povo brasileiro já tinha a grande cultura do samba, “denominador comum da raça”.
nadinha
Além de poeta, Apollinaire foi um grande crítico de arte. Para ser poeta, é preciso enxergar a realidade com os olhos do coração. Para ser crítico, é preciso se debruçar sobre a realidade com olhos atentos. Por isso, Apollinaire foi retratado por Chagall com dois olhos diferentes. O da esquerda tem a forma de um peixe, está fechado. O da direita, está mais do que aberto, é redondo, e a íris ocupa a maior parte da córnea.54

Guillaume Apollinaire com sua noiva Madeleine Pagès em 1916, portfólio da Editora Mondadori
Os comentários estão fechados.
Faz parte da história da humanidade. As primeiras coisas eram andar para coletar, bater tambor e dançar para comemorar ou preparar-se para a guerra. Sinto que a dança, o ritmo, são integradores, nos dão um eixo.
Tenho me esbaldado com esse seu blog!