consulta com Betty Milan

NADA É PIOR DO QUE SE DESVALORIZAR    

Tenho 28 anos. Sou formada e fiz pós-graduação, mas sou insegura na carreira. Não acredito na minha capacidade. Sempre me acho a pior, não valorizo o que faço e, consequentemente, os outros também não. Morro de medo que “descubram que não sou tão inteligente como acham que sou”. O resultado é que não sou feliz no meu trabalho, embora tenha perspectivas de crescer, mudar de empresa etc. Me sinto culpada por não ter conseguido um “bom trabalho”, apesar do esforço contínuo para me qualificar.

Minha vida sentimental reflete minha insegurança. Me acho a pior das mulheres, a mais feia, a menos inteligente, incapaz de conquistar um homem e fazê-lo feliz. Perdi a virgindade aos 26 anos com um babaca. Apesar de sempre querer viver um amor de verdade, nunca deixava um homem se aproximar. Há três meses, conheci um cara legal, inteligente e sensível, exatamente o que eu esperava. Mas não consigo me soltar, me sentir inteligente, bonita, atraente, meiga como ele acha que eu sou. Tenho medo de ele descobrir que não sou nada disso e ir embora. Nossa relação não vai nada bem.

Sempre achei que não poderia ter um bom trabalho e um amor de verdade, que seria um ou outro. Nunca tive nenhum dos dois. Só o que tenho é medo, vergonha e um sentimento de incapacidade.

 

Terrível se desautorizar o tempo todo. Você precisa descobrir urgentemente por que isso te acontece. O que me chamou atenção no seu e-mail foram as aspas que você usa. Será que você pontua o texto assim porque está se citando? Ou será que inconscientemente você está citando alguma outra pessoa que, na infância, por um lado, te desautorizava, dando a entender que você era menos do que supunha, e, por outro lado, te culpabilizava, exigindo provas de bom desempenho? Você padece de uma desautorização que tem uma história e você pode vir a conhecê-la, se rememorar o passado e for devidamente escutada.

Além de se desacreditar como profissional, você se desvaloriza como mulher. Claro que a relação com o namorado não pode ir bem. Ninguém pode ser amado quando não se ama, pois, nessas circunstâncias, o amor do amante não é crível. A pessoa se pergunta como é possível que o amante ame alguém tão sem valor.

Portanto, o primeiro passo é você entrar em acordo consigo mesma para se livrar dos sentimentos que te oprimem e tornam a sua realização impossível. A via indicada é a análise, que permite descobrir a causa da sua história atual. Quando você encontrar o elo entre o passado e o presente, a vida muda, e, para isso, vale a pena pagar o mais alto preço. Você é jovem, mas não deve desperdiçar um só minuto na conquista do bem-estar. E você tem condições para chegar a ele, pois é capaz de equacionar o problema com clareza. O seu e-mail é a prova disso.

 

Publicado em Quem ama escuta

Comentários sobre "NADA É PIOR DO QUE SE DESVALORIZAR    "
  1. Betty

    Lúcio Cardoso e Clarice Lispector poderiam ter tentado uma versão moderna de Simone e Sartre?
    Daria certo? Seria revolucionário diante da época?

Os comentários estão fechados.