consulta com Betty Milan
MASTURBAÇÃO INVETERADA
Tenho 26 anos e sou viciado em masturbação há oito anos. Compro revista de mulher pelada todo mês – e mais de uma. Será que vou ter algum problema por causa disso?
Queria muito ser casto, mas a realidade da minha vida não ajuda. O cursinho que eu faço não é diário e o meu trabalho também não me ocupa tanto quanto eu preciso.
Pensei em buscar ajuda psicológica, só que sou muito pobre e não tenho acesso nem ao posto de saúde. Se houvesse uma clínica para dependentes de masturbação, eu me internaria. O que eu faço?
Até o século passado, a masturbação era considerada pelos psiquiatras uma causa de distúrbios mentais. Hoje se sabe que a idéia é infundada.
Para a Igreja, masturbar-se é pecado, pois a sexualidade deve estar a serviço da reprodução. Mas a sexualidade humana – ao contrário da animal – pode não ter nada a ver com a reprodução. Nos rituais eróticos, o prazer é um fim em si mesmo, e, em certos rituais, a esterilidade é inclusive requerida. O ponto de vista da Igreja é contrário à natureza.
O ato masturbatório não causa nenhum distúrbio, porém, como ele dissocia a sexualidade da reprodução, dá prazer e não leva a nada, tende a ser censurado por uma sociedade utilitarista como a nossa. Não há razão para aceitar a censura, recriminar a masturbação ou outras práticas sexuais.
Só que você tem que se livrar do vício. Para tanto, precisa encontrar alguém que te escute até você descobrir a que ordem você obedece quando se masturba. Ou seja, que ordem inconsciente te escraviza e obriga a gozar. Só com esta descoberta você se livra. Procure um psicanalista que aceite receber o máximo que você puder pagar. Porque nem todo mundo trabalha só por dinheiro. Dando a ele o máximo você pode se curar.
O INCONSCIENTE PODE ESCRAVIZAR
Publicado em Fale com ela