consulta com Betty Milan
INFIEL
Aos 18 anos eu amei um português, o primeiro homem que conheci. Quando ele precisou ir para Portugal, nós continuamos a namorar e o nosso amor dava muito certo. Só que, depois de seis meses, eu o traí e ele descobriu. Me senti muito mal, embora possa justificar a traição. Sou curiosa e queria experimentar outros sabores.
Hoje, aos 24 anos, já com uma certa experiência, concluo que não consigo ser fiel a homem nenhum. Tenho necessidade de conhecer e provar tudo o quanto antes. Isso é péssimo, é como se eu fosse uma criminosa. Até hoje tenho saudade do meu português. Acho mesmo que ainda o amo.
O que fazer para ser fiel e ficar numa só relação?
Ser fiel tanto significa ter sentimentos estáveis em relação a alguém quanto não faltar com a palavra dada. De sentimentos estáveis você é capaz – senão teria esquecido o primeiro namorado. Já de não faltar com a palavra dada, você não é capaz. Porque promete ao outro uma fidelidade sexual que não está ao seu alcance. Como a mentira tem pernas curtas, ela acaba sendo descoberta. E mesmo que não fosse, você ficaria mal por causa das suas exigências em relação a si mesma.
A fidelidade sexual parece ser contrária à sua natureza, porém, você insiste nela. Portanto, precisa descobrir por que não consegue ser fiel, dizer não ao seu desejo de “provar”. Sem isso, ninguém é fiel, pois a qualquer momento o desejo pode ser despertado. Um perfil irresistível, um olhar intenso, um sorriso arrebatador… Procure saber o motivo pelo qual você não resiste à tentação.
Ao contrário do desejo, que é errático, o amor se fixa numa pessoa de quem nós esperamos a mesma afeição exclusiva. O apetite de posse então se transforma em dom de si mesmo.
A exclusividade é o ideal e sem ela o sentimento amoroso não existe; só que, pela natureza do desejo, a infidelidade nos ronda. Como diz Octavio Paz, o amor é uma paixão que todos veneram, mas poucos vivem realmente(63)
Assim, você não tem que se martirizar por não ter alcançado o que idealiza. Um dia, o amor pode acontecer e não há nada melhor. Só ele justifica verdadeiramente a vida.
O DESEJO É ERRÁTICO
Publicado em Fale com ela